grave para elevada - Mundo - iG" /

R.Unido rebaixa ameaça terrorista de grave para elevada

Londres, 20 jul (EFE).- A ameaça terrorista ao Reino Unido foi rebaixada de grave para elevada, informou hoje o ministro do Interior, Alan Johnson, que, no entanto, destacou que o país continua sendo alvo de possíveis ataques.

EFE |

Em nota, Johnson disse a mudança na classificação foi baseada num estudo do Centro de Análise Terrorista, unidade que faz parte do MI5, o serviço britânico de contra-espionagem.

O ministro frisou que, apesar do rebaixamento, os grupos terroristas continuam sendo uma ameaça "real e séria" ao Reino Unido, por isso a população deve permanecer atenta.

Segundo o Governo, o Centro de Análise Terrorista revisou o grau das ameaças ao país depois de estudar todas as possibilidades de ataques da rede terrorista Al Qaeda, das organizações radicais vinculadas a ela e dos grupos dissidentes republicanos e paramilitares protestantes na Irlanda do Norte.

Há cinco níveis de ameaça ao país: baixa (quando um ataque é improvável), moderada (o ataque é possível, mas não provável), elevada (um ataque é uma forte possibilidade), grave (um ataque é altamente provável) e crítica (um ataque é iminente).

Johnson ressaltou que a Polícia e os serviços secretos se esforçam para identificar atividades terroristas.

A última vez em que o nível de ameaça esteve no nível "crítico" foi em junho de 2007, depois de um ataque terrorista contra o aeroporto de Glasgow, na Escócia. EFE vg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG