submarino do ridículo às Malvinas, diz Chávez - Mundo - iG" /

R.Unido enviou submarino do ridículo às Malvinas, diz Chávez

Caracas, 25 fev (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse hoje que, caso se confirme que o Reino Unido enviou um submarino às ilhas Malvinas (Falklands), este mereceria ser chamado de submarino do ridículo.

EFE |

"Dizem que mandaram um submarino, será que estão ficando loucos?", perguntou Chávez durante uma entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros no palácio de Miraflores, sede do Governo.

Para o presidente venezuelano, recorrer a uma arma tão poderosa "é uma ameaça" para a Argentina, porque envolve o potencial "uso da força militar por parte do velho e carcomido império inglês".

Chávez disse que essa possível iniciativa britânica se contrapõe à decisão da Argentina de não utilizar a força militar para encarar o problema das Malvinas.

O governante venezuelano também lembrou o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse sobre o assunto durante a recém concluída cúpula do Grupo do Rio, no México.

"Que bom o que Lula disse ao encerrar a cúpula de Cancún. Disse que não há nenhuma razão geográfica, ética nem política que justifique que o Reino Unido continue mantendo um domínio colonial sobre as ilhas Malvinas, nem sobre o mar que as circunda", manifestou Chávez.

Por fim, Chávez expressou que "estaremos pendentes" do desenvolvimento da crise, que a Argentina levou às Nações Unidas.

A origem do conflito reside na decisão do Governo britânico de explorar os recursos energéticos existentes nas águas das Malvinas.

Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, a fragata "HMS York", que conta com o apoio de quatro caças Typhoon, está no arquipélago. EFE rr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG