R.Unido envia 125 soldados para repor baixas no Afeganistão

Londres, 23 jul (EFE).- O Reino Unido enviará outros 125 soldados ao Afeganistão para manter o nível das tropas, após o aumento do número de mortos e feridos nas últimas semanas, segundo informou hoje o ministro da Defesa, Bob Ainsworth.

EFE |

Este desdobramento, que incluirá especialistas na detecção de explosivos improvisados, responde ao pedido dos chefes militares no terreno, explicou.

O ministro disse que o Governo britânico pretende manter no país centro-asiático um contingente de nove mil soldados, dos 8.300 que tinha até pouco tempo.

Ainsworth explicou que os comandantes militares tinham dito que, "após o trágico e triste nível de baixas das recentes semanas, são necessários reforços" para garantir a manutenção das operações.

"Estas tropas adicionais garantirão que tenhamos o nível de tropas suficiente e, de forma crucial, os especialistas com as habilidades adequadas" no terreno, afirmou.

Atualmente, a campanha militar no Afeganistão é motivo de debate no Reino Unido, onde o Governo de Gordon Brown é acusado de não fornecer o equipamento e os recursos adequados aos militares, que estão acusando muitas baixas.

Dados do Ministério da Defesa apontam que só no último mês 19 soldados britânicos morreram no sul do país, o que eleva o número total de mortos no conflito a 188. EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG