vulnerável a ataques terroristas, diz estudo - Mundo - iG" /

R.Unido é vulnerável a ataques terroristas, diz estudo

Londres, 24 jun (EFE).- Uma grande parte das infraestruturas do Reino Unido, incluindo sua rede de transportes, não está preparada para enfrentar uma eventual ameaça terrorista ou para enfrentar condições climatológicas difíceis, segundo um estudo do Instituto de Engenheiros Civis (ICE, na sigla em inglês).

EFE |

O relatório publicado hoje pela associação adverte que as redes de transportes e de fornecimento de água e energia no Reino Unido não contam com as medidas de segurança necessárias para resistir a uma catástrofe terrorista ou climática, o que "poderia ter graves consequências para os usuários".

O autor do estudo, Alan Stilwell, denunciou ainda que o Executivo não mostrou nenhuma atitude no momento de considerar as ameaças derivadas da mudança climática.

"Quando o armazém de armas atômicas de Burghfield ficou inundado em 2007, todos os sistemas de detecção estavam desativados. Somente a sorte evitou que o material radioativo se expandisse pela região, o que poderia ter afetado milhares de pessoas", criticou Stilwell.

Em matéria antiterrorista, no entanto, o analista reconhece que foram registrados alguns avanços, embora afirme que "não se deve criar expectativas", porque há "perigosos pontos fracos" que devem ser melhorados.

"As infraestruturas são fundamentais para a segurança e a estabilidade de uma nação. Ou trabalhamos agora para fortalecê-las, ou pagaremos o preço em nível econômico, social e meio ambiental no futuro", concluiu. EFE avh/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG