R.Unido diz que papel das tropas britânicas no Iraque vai mudar

19 out (EFE).- O novo ministro da Defesa do Reino Unido, John Hutton, que está em visita surpresa ao Iraque, disse hoje que haverá uma mudança fundamental no papel das tropas britânicas no país árabe durante o primeiro semestre de 2009.

EFE |

Após se reunir em Bagdá com o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, Hutton disse que os dois Governos, até o fim do ano, querem chegar a um "acordo formal" que defina o papel das tropas britânicas, que se centrará na educação e na formação militar.

Depois de se reunir com Hutton, Maliki anunciou em comunicado que o encontro serviu para analisar o futuro das tropas britânicas no Iraque.

"Maliki insistiu na importância de ser estabelecido um mecanismo conjunto entre Iraque e Reino Unido para decidir o futuro das tropas britânicas no Iraque", diz a nota oficial.

O comunicado não esclarece se essa negociação tem como fim renovar o mandato dessas tropas no país, concedido pela ONU e que vence no final do ano.

Em entrevista publicada em 13 de outubro pelo jornal britânico "The Times", Maliki disse que as tropas britânicas deveriam sair do Iraque porque não são mais necessárias para manter a segurança no sul do país.

"Agradecemos por seu trabalho, mas acho que sua permanência não é necessária para manter a segurança e o controle", acrescentou.

No entanto, Maliki abriu a possibilidade de a experiência dos britânicos para treinar as forças iraquianas ser necessária.

Esta é a primeira visita ao Iraque feita por Hutton, que deixou o Ministério de Negócios, Empresas e Reforma Regulatória na reforma ministerial realizada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, no início do mês.

Após a reunião com Maliki, onde também falou com membros das Forças Armadas britânicas, o ministro se dirigirá amanhã à cidade de Basra, no sul do Iraque, onde está destacada a maioria dos 4,1 mil soldados britânicos no país. EFE jm/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG