R.Unido compra 90 milhões de doses de vacina contra gripe

Londres, 15 mai (EFE).- O Governo britânico anunciou hoje um acordo com duas farmacêuticas para receber até dezembro 90 milhões de doses de uma vacina contra a gripe suína.

EFE |

O ministro da Saúde britânico, Alan Johnson, disse que as farmacêuticas Baxter e GlaxoSmithKline começarão a produzir em breve as vacinas, que serão oferecidas à população mesmo sem a declaração oficial de uma pandemia.

Se até dezembro a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar uma pandemia, entraria em vigor outro contrato que autoriza a produção de 132 milhões de doses de uma vacina específica.

Segundo especialistas, a vacina seria praticamente a mesma nos dois casos, a não ser que o vírus apresentasse mutações suficientemente grandes para requerer uma completamente nova.

Johnson explicou que o novo acordo permitirá que os mais vulneráveis estejam protegidos inclusive antes de uma pandemia, sem que isso interrompa o fornecimento normal das vacinas contra a gripe convencional.

O Governo também comprou 50 milhões de dose dos medicamentos Tamiflu e Relenza, suficiente para cobrir 80% da população.

Foram confirmados hoje no Reino Unido sete novos casos da gripe suína, aumentando 85 o número total de pacientes no país.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE jm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG