mais completo do mundo - Mundo - iG" /

R.Unido anunciará plano antiterrorista mais completo do mundo

Londres, 22 mar (EFE).- O Ministério do Interior do Reino Unido anunciará na terça-feira um plano contra o terrorismo que sua titular, Jacqui Smith, afirma ser o mais completo do mundo.

EFE |

Segundo afirma hoje o primeiro-ministro, Gordon Brown, em uma entrevista ao jornal "The Observer", 60 mil cidadãos receberam formação sobre como reagir a um eventual ataque terrorista.

"Não só a Polícia, os agentes de segurança e dos serviços de inteligência e nossas forças armadas, mas também os serviços de emergência, os municípios, os empresários e os grupos comunitários foram treinados e equipados devidamente", afirma Brown.

Todas as pessoas que trabalham nesses serviços, instituições ou empresas receberam formação por conta do Governo, segundo Brown, sobre como reconhecer uma ameaça terrorista "em lugares movimentados como estações (de trem e metrô), aeroportos, shoppings e estádios".

A ministra do Interior declarou à "BBC" que o Governo tem "muito claro que para enfrentar o terrorismo, precisa da ajuda das 60 mil pessoas que forma neste momento para poder responder a um atentado onde quer que ocorre".

"Precisamos deles, além dos 3 mil policiais que trabalham atualmente em trabalhos antiterroristas", afirmou Smith.

O novo documento antiterrorista atualiza a estratégia elaborada pelo Ministério do Interior em 2003 e ampliada em 2006, acrescentando atentados como o que matou 179 pessoas em novembro do ano passado em Mumbai, na Índia, embora o Governo britânico considere "improváveis" ataques semelhantes em seu território. EFE jr/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG