Ruandeses fazem longas filas para votar em Kigali no começo da manhã

Kigali, 15 set (EFE).- Centenas de pessoas faziam fila em muitos dos centros eleitorais de Kigali para votar nas segundas eleições legislativas multilaterais celebradas pela Ruanda, embora muitos deles não tenham aberto suas portas com pontualidade.

EFE |

David Bergard, representante suíço da Organização Internacional da Francofonia, que realiza um acompanhamento deste pleito, disse à Agência Efe que em muitos centros o ambiente entre as pessoas que esperavam para votar era "tenso, já que ainda há urnas fechadas".

Em todo caso, o ambiente nas ruas de Kigali permanece muito tranqüilo, em um dia que foi declarado feriado por causa das eleições.

A Frente Patriótica Ruandesa (FPR) do presidente, Paul Kagame, que lidera uma coalizão de seis partidos, ganhará com segurança as eleições, perante a débil oposição do Partido Social Democrata (PSD) e do Partido Liberal (PL).

Cerca de 5 milhões de ruandeses, ao redor de metade da população, está convocada hoje para 2.150 centros eleitorais, 15.000 urnas ao todo.

A coalizão do FPR apresentou uma lista de 80 candidatos formada por representantes dos seis partidos que engloba, e o PSD e o PL, por sua parte, apresentam 63 e 62 aspirantes, respectivamente. EFE pa/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG