R.Tcheca e EUA abrem última rodada para definir regime de tropas americanas

Praga, 22 abr (EFE) - Negociadores da República Tcheca e Estados Unidos iniciam hoje em Praga a última rodada de negociações que definirá o regime das tropas e civis americanos que operarão o radar da base antimísseis situada em solo tcheco.

EFE |

Os últimos detalhes do acordo concernem ao pagamento de impostos de pessoas e empresas envolvidas no projeto, assim como de taxas de concessão de televisão, informou hoje o porta-voz do Ministério da Defesa tcheco, Andrej Cirtek.

Os EUA querem liberar seus cidadãos e companhias da obrigação de liquidar seus impostos na República Tcheca, algo que o país europeu considera inaceitável.

As conversas durarão vários dias e, se houver acordo, o texto poderia ser assinado em Praga no início de maio, junto ao documento principal que regula a construção e operação do radar, e que deverá ser ratificado pelo Parlamento.

Espera-se que a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, compareça à assinatura do documento.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deu na cúpula de Bucareste no início abril seu apoio para este dispositivo em solo tcheco, que faz parte de um escudo nuclear desenhado pelos EUA para neutralizar um teórico ataque com armas de destruição em massa lançado do Oriente Médio ou da Coréia do Norte. EFE gm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG