conselhos práticos a jornalistas presentes nos Jogos Olímpicos - Mundo - iG" /

RSF dá conselhos práticos a jornalistas presentes nos Jogos Olímpicos

Paris, 30 jul (EFE).- A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) divulgou hoje uma lista de conselhos práticos para os milhares de jornalistas que cobrirão os Jogos Olímpicos de Pequim diante da censura praticada pelo Governo chinês.

EFE |

A RSF entende que a repressão das autoridades chinesas contra os militantes pró-direitos humanos é tão importante quanto as competições esportivas.

A organização pela liberdade de imprensa recomendou aos jornalistas que instalem em seus computadores programas capazes de evitar a censura chinesa - como Tor, Psiphon ou Proxify - proteger seus sistemas contra vírus trojan e instalar códigos de acesso.

Também afirmou aos repórteres através de um comunicado que, ao usarem seus telefones celulares, lembrarem que "não há nenhuma garantia de confidencialidade".

Para que os jornalistas possam entrevistar militantes pró-direitos humanos, familiares de presos políticos e advogados que puderem fazer declarações à imprensa estrangeira, a RSF fornecerá uma lista de contatos aos correspondentes, se assim eles desejarem.

A organização recomenda não recorrer aos serviços de tradução e guias das empresas chinesas já que, segundo a RSF, elas estão "ligadas às autoridades" e seus funcionários podem tentar impedir que os jornalistas "investiguem sobre assuntos delicados".

Por último, a organização aconselha levar sempre uma tradução para o chinês da legislação de Pequim para a imprensa estrangeira, o contato diplomático, fotocópias dos documentos de identidade e credenciais, além de notificar à RSF e ao Comitê Olímpico Internacional qualquer ato de censura.

No mesmo comunicado, a RSF considerou "primordial" a libertação dos dez "prisioneiros olímpicos" presos no país por expressar seu ponto de vista crítico em relação à organização dos Jogos, a duas semanas da cerimônia de abertura. EFE jaf/ev/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG