Rompimento de barragem mata ao menos 58 na Indonésia

JACARTA - Pelo menos 58 pessoas morreram após o rompimento de uma barragem em uma área densamente povoada na periferia da capital do país, Jacarta. Testemunhas dizem que ondas de água de até quatro metros de altura atingiram centenas de casas no distrito de Tangerang.

Redação com agências internacionais |

AP
Água tomou conta das ruas da região sudoeste de Jacarta

Água tomou conta das ruas da região sudoeste de Jacarta

Ainda não está claro o que provocou o rompimento da barragem, mas uma autoridade da Indonésia afirmou que o lago do reservatório atrás da barragem estava com um nível muito além do normal, após horas de chuvas fortes.

A barragem, que retinha água no lago Situ Gintung, datava da década de 1930, segundo a imprensa local. "A barragem era velha, com 16 metros de profundidade", disse Ratu Atut Chosiyah, governadora da província de Banten, onde fica o lago. "Ontem à noite, por causa da chuva forte, a barragem não conseguiu reter a água, e então se rompeu".

O morador Lukman Farid disse à TV Reuters que a água invadiu sua casa pouco antes do amanhecer. "Eu estava na frente da minha casa e vi meu vizinho tentando guiar seu carro. Mas a água estava turbulenta, rápida, e em questão de segundos já estava alta", contou.

Reuters
Enchente causa destruição na Indonésia

Enchente causa destruição na Indonésia

Rustam Pakaya, funcionário do Ministério da Saúde, disse que centenas de casas foram inundadas. "Foi como um pequeno tsunami", disse. As equipes de resgate retiraram mortos e feridos usando botes ou enfrentando a pé a água que em algumas áreas chegava à altura do peito.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono abreviou uma viagem à província de Java Ocidental, onde fazia campanha para a eleição parlamentar de 9 de abril, para visitar o local do desastre e oferecer condolências às famílias.

O vice-presidente Jusuf Kalla foi à área na manhã de sexta-feira e prometeu que o governo vai restaurar a barragem imediatamente e fornecer ajuda na reconstrução das casas.

(Com informações da Reuters e da BBC)


Leia mais sobre Indonésia

    Leia tudo sobre: indonesiaindonésia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG