Romney vence primária republicana de New Hampshire

Com 'dobradinha' de vitórias, ex-governador de Massachussets ganha força na disputa para enfrentar Obama na eleição presidencial

iG São Paulo |

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney conquistou na noite desta terça-feira sua segunda vitória consecutiva na temporada de prévias republicanas, ao vencer a primária de New Hampshire.

Na semana passada, Romney já havia vencido o caucus de Iowa , que abriu o calendário eleitoral americano. O resultado desta terça-feira já era previsto por pesquisas, que indicavam Romney como favorito.

- Primeira disputa: Romney vence prévia republicana em Iowa por apenas 8 votos

Getty Images
Romney comemora vitória em New Hampshire ao lado da mulher e dos filhos

Com 95% da apuração concluída, Romney tinha 39,4% dos votos, uma vantagem de 16 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o parlamentar do Texas Ron Paul. Na votação em Iowa, vencida por Romney com apenas oito votos de vantagem sobre o segundo colocado, o ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum.

Em New Hampshire, o terceiro lugar ficou para Jon Huntsman, com 16,8%, seguido por Newt Gingrich, com 9,4% e Rick Santorum, com 9,3%. Rick Perry, que ficou em último em Iowa, não participou da primária de New Hampshire.

Com as duas vitórias, Romney ganha força na briga para ser o candidato republicano que irá enfrentar o presidente democrata Barack Obama na eleição presidencial de 6 de novembro.

O indicado republicano para concorrer à Presidência só será anunciado oficialmente em agosto, na convenção nacional do partido. Até lá, os seis pré-candidatos ainda na corrida irão se enfrentar em uma maratona de prévias.

- Saiba mais: Veja o especial sobre as eleições nos EUA 2012

- Desafio: Em 2012, pior rival de Obama é seu próprio governo

- Infográfico: Quem são os principais pré-candidatos republicanos?

Carolina do Sul

A próxima etapa da corrida republicana será realizada no dia 21, na Carolina do Sul, primária considerada crucial na escolha do indicado do partido. Desde 1980, todos os vencedores nas primárias republicanas da Carolina do Sul acabaram ganhando a indicação final do partido para concorrer à Presidência.

Nesta quarta-feira, os pré-candidatos já estarão no Estado, dando prosseguimento à campanha para conquistar um eleitorado considerado conservador e que dá especial importância a questões sociais, como aborto, casamento gay e imigração.

Nesse cenário, pré-candidatos de perfil mais conservador tentarão convencer o eleitorado de que são a alternativa "anti-Romney", já que o ex-governador é considerado moderado demais por algumas alas do partido.

Com BBC

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG