Pré-candidato consegue vitórias importantes a uma semana da Super Terça, quando dez Estados realizam prévias republicanas

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney deu um importante passo na corrida republicana pela Casa Branca ao vencer as primárias dos Estados de Michigan e Arizona, realizadas na terça-feira.

A vitória em Michigan era considerada crucial pelo fato de Romney ter nascido e crescido no Estado, do qual seu pai já foi governador. Os resultados impulsionam a campanha do pré-candidato a uma semana da chamada Super Terça, quando outros dez Estados realizam primárias.

Saiba mais: Veja o especial com tudo sobre as eleições nos EUA

Mitt Romney comemora vitória nas primárias ao lado de sua mulher
Reuters
Mitt Romney comemora vitória nas primárias ao lado de sua mulher

A disputa em Michigan foi apertada e, durante a apuração, Romney esteve praticamente empatado com seu principal rival, o ex-senador Rick Santorum. Com 99% das urnas apuradas, Romney tinha 41,1% dos votos contra 37,9% de Santorum. Em terceiro lugar ficou Ron Paul (11,6%) e em quarto ficou Newt Gingrich (6,5%).

Saiba mais: Quem são os principais pré-candidatos republicanos?

"Não ganhamos por uma grande margem, mas conseguimos o suficiente e é isso que conta", disse Romney, sobre a vitória em Michigan.

Na prévia do Arizona, a vitória do ex-governador foi mais tranquila do que o esperado. Romney teve 47,3% dos votos contra 26,6% de Santorum. Gingrich ficou em terceiro com 16,2% e Paul em quarto com 8,4%.

Paul e Gingrich praticamente não fizeram campanha no Arizona e em Michigan, concentrando seus esforços na Super Terça.

Discurso de vitória

Após se declarar vitorioso nas primárias de terça, Romney disse que insistiria em uma mesma mensagem nas próximas semanas. "Precisamos de mais empregos, menos dívidas, e um governo menor. Temos de ouvir isso todos os dias", disse o pré-candidato.
Ele também criticou a política econômica do

presidente Barack Obama e afirmou que os Estados Unidos precisam de uma "recuperação da recuperação".

Já Santorum disse a seus partidários que conseguiu um resultado melhor do que o esperado na disputa de Michigan, que chamou de "o quintal do oponente".

Enquanto a campanha no Arizona não recebeu muito investimento dos pré-candidatos, a do Michigan foi mais disputada. Romney e um comitê independente que o apoia gastaram quase US$ 4 milhões (R$ 6,8 milhões) em publicidade.

As duas primárias desta terça-feira foram o primeiro teste para Rick Santorum desde que ele venceu prévias em três Estados em fevereiro. Romney venceu disputas anteriores em Estados como New Hampshire e Flórida , mas vinha enfrentando queda nas pesquisas nas últimas semanas.

O ex-governador do Massachusetts tem atualmente 152 delegados, contra 72 de Santorum. É necessário o apoio de 1.144 delegados para obter a indicação republicana e disputar a presidência dos EUA com o democrata Barack Obama.

Com BBC

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.