Romney busca vitória em prévia de Illinois para ampliar vantagem

Segundo pesquisas, ex-governador de Massachusetts apresenta cerca de 15 pontos à frente do rival republicano Rick Santorum

iG São Paulo |

O pré-candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos Mitt Romney busca vencer, nesta terça-feira, as primárias no Estado de Illinois, reduto político do presidente e candidato democrata Barack Obama .

Saiba mais: Veja o especial iG sobre eleições nos EUA

A expectativa é que o pré-candidato republicano amplie sua vantagem em Illinois, onde as sondagens indicam que mantém uma confortável distância sobre o seu principal rival, Rick Santorum .

AP
Eleitora de Romney durante comício do republicano em Peoria, Illinois
Ex-governador de Massachusetts, Romney espera que uma sólida vitória em Illinois lhe ajude na campanha para disputar a Casa Branca, convença os republicanos a se unir em torno de seu nome e ponha fim à disputa acirrada dentro do Partido Republicano.

Segundo o instituto de pesquisas Public Policy Polling, o candidato moderado tem vantagem de 15 pontos sobre Santorum na disputa pela indicação do Partido Republicano.

Dentre os pré-candidatos republicanos, Romney foi quem venceu mais primárias, mas as recentes vitórias de Santorum o impediram de garantir ampla vantagem e indicação.

Prévias: Eleitores republicanos pesam princípios e pragmatismo na hora de decidir

Se vencer em Illinois - Estado pelo qual Obama foi senador - Romney conseguiria vantagem frente às primárias em Louisiana em 24 de março, bem como nas de Maryland, Washington D.C. e Wisconsin em 3 de abril.

No entanto, Santorum, que venceu 10 das 31 primárias e caucus realizados até agora, ainda acredita ter chances de vencer em Illinois. "Convido-os a ler os artigos de jornal que contam como (o ex-presidente) Ronald Reagan não liderava as primárias e até que ponto era (considerado) conservador demais para ganhar", disse Santorum nesta segunda-feira à emissora Fox News

Romney tem mais do que o dobro de delegados para a convenção de indicação do que Santorum e a sua campanha argumenta que os rivais não podem mais alcançá-lo na corrida para escolher o candidato que disputará com o Obama a eleição de 6 de novembro.

Sondagens

Além da pesquisa da Public Policy Polling, que mostra Romney 15 pontos à frente de Santorum, o instituto American Research Group indicou uma vatnagem de 14 pontos para o ex-governador de Massachusetts.

Os outros dois candidatos Newt Gingrich , ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, e o deputado Ron Paul ainda continuam na disputa interna, apesar dos maus resultados que vêm apresentando.

Perfis: Quem são os principais pré-candidatos republicanos?

Santorum, conservador ferrenho que diz que Romney é muito moderado para liderar o partido contra Obama, minimizou o resultado das pesquisas e espera uma reviravolta. "Prevejo que, se você for capaz de fazer o que eu sei que a maioria acha impossível, que é levar o Estado de Illinois, isso mudará a eleição como nenhuma outra disputa fez até agora", disse Santorum a jornalistas na segunda-feira.

O candidato do Partido Republicano que disputará a presidência com Obama será anunciado no fim de agosto na convenção em Tampa , na Flórida.

*Com AFP e Reuters

    Leia tudo sobre: eleição nos euaeuaobamaromneysantorumpaulgingrichillinois

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG