Romênia manterá suas tropas no Iraque até 2011

Bucareste, 2 dez (EFE).- O presidente romeno, Traian Basescu, afirmou que a Romênia manterá suas tropas no Iraque pelo menos até 2011, ou até que os aliados deixem a região, informou hoje a rádio pública.

EFE |

Basescu fez estas declarações na segunda-feira, durante uma videoconferência com as tropas romenas no Iraque, Afeganistão e Bósnia, por ocasião do Dia Nacional da Romênia.

"Manteremos nossa atividade no Iraque até 2011 ou até que nossos aliados saiam do Iraque", disse o chefe do Estado romeno, que acrescentou que "isso esclarece qualquer debate político à margem do tema".

A Romênia tem 498 soldados no Iraque, em missões de patrulha e reconhecimento.

O Parlamento iraquiano adotou na quinta-feira passada o acordo de segurança com os EUA que prevê a retirada das tropas americanas no final de 2011.

A Romênia recebeu na semana passada uma carta do Iraque sobre a manutenção de sua presença militar, declarou à agência "Mediafax" o ministro da Defesa romeno, Theodor Melescanu.

Melescanu disse que ainda se espera um convite oficial que incluirá elementos sobre a natureza das futuras missões romenas, centradas em assistência e assessoria, disse Melescanu. EFE av/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG