de gripe A H1N1) na Dinamarca mostrou resistência ao antiviral Tamiflu, da Roche, disse um executivo da companhia nesta segunda-feira." / gripe suína ao Tamiflu - Mundo - iG" / de gripe A H1N1) na Dinamarca mostrou resistência ao antiviral Tamiflu, da Roche, disse um executivo da companhia nesta segunda-feira." /

Roche informa primeiro caso de resistência da gripe suína ao Tamiflu

ZURIQUE - Um paciente com a gripe suína (rebatizada pela OMS http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topde gripe A H1N1) na Dinamarca mostrou resistência ao antiviral Tamiflu, da Roche, disse um executivo da companhia nesta segunda-feira.

Redação com agências internacionais |


"Este é o primeiro caso que temos disso (resistência) no H1N1", disse David Reddy, líder da força-tarefa de pandemia da Roche, a jornalistas em uma conferência telefônica.

O laboratório afirmou, ainda, que não há indício de que o vírus A (H1N1) tenha se tornado globalmente resistente ao remédio. "É algo que esperávamos", explicou Ready,.

"Nos testes clínicos com o Tamiflu havia regularmente alguns vírus resistentes, aproximadamente 0,4% nos adultos", afirmou a dra. Monelle Muntlak, diretora da unidade de antivirais da Roche na França. "É um caso isolado de resistência", enfatizou.

Devido à resistência ao Tamiflu, o paciente dinamarquês foi tratado com outro medicamento, o Relenza, fabricado pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK).

No domingo, o Brasil registrou a primeira morte pela doença , popularmente conhecida como gripe suína. O paciente, um caminhoneiro de 29 anos, retornou ao Brasil no dia 19 vindo da Argentina. Ele morreu no Rio Grande do Sul.

Cidade em estado de emergência

O prefeito de Itaqui, no Rio Grande do Sul, Gil Marques Filho, decretou situação de emergência no município por causa da "gripe suína". De acordo com o decreto, publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da cidade, estão suspensas as aulas em todas as instituições de ensino no município e eventos na cidade, pelo prazo de dez dias, contados a partir de hoje.

Em entrevista ao  Último Segundo , o prefeito de Itaqui, Marques Filho, disse que a medida tem caráter preventivo. Até o momento, o governo já registrou 627 pessoas com o vírus no País.

Estamos localizados a 620 km de Porto Alegre e só temos um hospital na cidade. Em caso de uma pandemia seria difícil de controlar, explica o prefeito. Até o momento, porém, a cidade - que tem cerca de 36 mil habitantes - não teve nenhum caso confirmado da doença, somente três suspeitos, sendo dois adolescentes.

70 mil casos no mundo

Os casos de gripe suína no mundo subiram para 70.893 mil, em 113 países, e as mortes por causa desta doença se elevam a 311, segundo o mais recente balanço publicado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde a última apuração, efetuada no dia 26, os casos de contágio aumentaram em 11.079 mil e houve 48 novas mortes.

Os Estados Unidos seguem liderando a lista por número de casos confirmados (27.717, com 127 mortos). No Reino Unido, o país europeu mais afetado, o número de infectados sobe para 4.250, com uma morte. No México, se mantém estável tanto o número de casos (8.279) quanto o de mortos (116).

Entenda:

Leia também:



Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínah1n1tamiflu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG