Robert Gates seguirá como secretário de Defesa dos EUA, diz site

WASHINGTON - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, concordou em continuar no cargo no governo do presidente eleito Barack Obama, informou o site de notícias Politico nesta terça-feira.

Reuters |


Citando autoridades dos partidos Democrata e Republicano, o Politico disse que o general da reserva James Jones, um ex-comandante da Marinha e líder das forças dos EUA e da Otan na Europa, seria nomeado conselheiro de segurança nacional.

O site afirmou ainda que os anúncios, assim como o da senadora Hillary Clinton para secretária de Estado, acontecerão no "início da próxima semana".

Equipe econômica

Timothy Geithner, de 47 anos, já foi oficialmente anunciado como secretário do Tesouro de Barack Obama, tendo como prioridade supervisionar o ambicioso plano de resgate da economia americana. "Ele vai trazer uma visão única sobre a falha dos mercados e trará as ações necessárias para consertá-lo", afirmou o democrata.

Geithner, um defensor do livre mercado e do equilíbrio orçamentário, substituirá Henry Paulson, o atual secretário do Tesouro e ex-presidente do banco americano Goldman Sachs.

O ex-Secretário do Tesouro no governo de Bill Clinton Lawrence Summers foi confirmado como diretor do Conselho Econômico Nacional.

Lawrence Summers foi secretário do Tesouro no governo de Bill Clinton, período em que foi muito elogiado por Wall Street, e reitor da Universidade de Harvard, onde se envolveu em diversas polêmicas.

Obama escolheu Christina Romer, professora da Universidade da Califórnia, Berkeley, como chefe do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.

O Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca (CEA, na sigla em inglês) é composto por três membros e faz recomendações sobre as opções de política econômica do presidente. Ao lado do diretor do Conselho Econômico Nacional, o chefe do CEA desempenha papel fundamental na elaboração das políticas de um presidente.

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG