Robert Gates: os EUA tiveram sucesso significativo no Iraque

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, destacou neste domingo o sucesso militar dos Estados Unidos no Iraque, afirmando ainda que não espera mudanças nos planos de redução de tropas nesse país.

AFP |

Interrogado sobre se os EUA poderiam se declarar vitoriosos depois da retirada do Iraque, Gates afirmou: "tivemos um sucesso significativo no plano militar". Ele reconheceu, em seguida, que "no plano político, os EUA ainda precisam continuar trabalhando no Iraque". "Francamente, penso que ainda não devemos usar termos como vencida ou perdida, vitória ou fracasso, estas são coisas que devem ser julgadas pelos historiadores" declarou Gates para o canal de televisão NBC.

O presidente Barack Obama ordenou uma retirada das tropas americanas no Iraque em um prazo de 18 meses, para 31 de agosto de 2010.

Este anúncio, feito em discurso a infantes da marinha, começou a cumprir a promessa de Obama de acabar com a ocupação dos Estados Unidos no Iraque em um conflito que deixou mais de 4.250 mortos de soldados americanos e dezenas de milhares de iraquianos.

"Ter uma força residual ou de transição mais ampla mitiga o risco de um retorno rápido das unidades de combate", explicou Gates.

mdl/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG