Robert Gates chega ao Barein para conferência sobre segurança

Abu Dhabi, 12 dez (EFE).- O secretário de Defesa americano, Robert Gates, chegou hoje ao Barein para participar de uma conferência sobre segurança na qual estará presente parte dos países árabes do Golfo Pérsico, informou o Comando Central das Forças dos Estados Unidos no Barein.

EFE |

Segundo um comunicado militar, Gates visitou hoje a sede das forças americanas neste pequeno país antes de ir, amanhã, ao diálogo anual do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos, em Manama, capital do Barein.

Bill Gortney chefe do Comando Central das Forças dos EUA no Barein, que se reuniu com Gates, assegurou que "essa é uma grande oportunidade para mostrar o compromisso americano na região".

"Continuaremos trabalhando com nossos parceiros na zona para ajudar a manter a segurança e a estabilidade para construir uma ordem marítima legítima", disse Gortney antes de remarcar que a presença americana remonta há mais de 60 anos e que ainda estarão nessa parte do mundo "alguns anos mais".

Segundo a nota, o secretário de Estado americano viajará para vários países da região para discutir questões relacionadas à segurança.

Esta reunião coincide com as cada vez maiores tensões entre os EUA e os países árabes do Golfo, por um lado, e o Irã pelo outro, devido aos sistemas de defesa marítima e novos portos militares abertos por iranianos em águas do Golfo Pérsico e do Golfo de Áden.

Fora isso, acontece pouco após uma intensificação dos ataques de piratas somalis em águas do Golfo de Áden, que separa o Golfo Pérsico do Oceano Índico. EFE mys/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG