Risco de grandes desastres naturais é cada vez maior, diz ONU

Genebra, 16 jun (EFE).- O risco de grandes desastres naturais no mundo é cada vez maior devido ao aumento de assentamentos que abrigam milhões de pessoas, afirmou hoje o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, John Holmes.

EFE |

Após abrir em Genebra uma reunião da Plataforma Global para a Redução de Desastres, Holmes disse que a maioria dos países ainda precisa incorporar estratégias para a prevenção de desastres naturais a suas políticas de desenvolvimento nacional.

O subsecretário-geral destacou que a urbanização e o tamanho das periferias nas megalópoles continuam aumentando sem controle. Esses agrupamentos urbanos ganham 25 milhões de habitantes anualmente.

O responsável humanitário da ONU lembrou que as dez maiores cidades do mundo estão situadas em "áreas passíveis de sofrer um desastre" natural, por estarem localizadas em zonas litorâneas ou que podem ser alvo de terremotos.

Em entrevista coletiva, Holmes explicou que a atual reunião da plataforma mundial para a redução de desastres tem como objetivo fazer com que os Governos entendam que atenuar os danos de um desastre é rentável economicamente.

Para a prevenção destas situações, o subsecretário-geral lembrou que os países poderiam destinar uma percentagem fixa de seus fundos anuais à ajuda humanitária de emergência. EFE is/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG