Rio terá esquema especial de trânsito para discurso de Obama

Ruas do centro começam a ser interditadas a partir desta quinta-feira. Metrô funcionará em serviço especial

iG Rio de Janeiro |

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira o esquema especial de trânsito para o evento em que o presidente dos EUA, Barack Obama, fará um discurso público no domingo de 20 de março na Cinelândia, no centro da capital fluminense.

O esquema começa a funcionar à meia-noite de quinta-feira com o fechamento da rua Evaristo da Veiga, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco, e no trecho compreendido entre a avenida Treze de Maio e a rua de serviço junto à praça Floriano (Cinelândia).

No sábado, a partir das 7h, o tráfego de veículos também será proibido em parte
da avenida Rio Branco (entre a avenida Almirante Barroso e a rua Santa Luzia) e nas ruas do entorno da Cinelândia.

Às 5h de domingo, serão interditadas todas as ruas transversais à avenida Rio Branco desde a avenida Beira-Mar até a avenida Presidente Vargas. A partir desse horário, estará bloqueada também a pista lateral da Presidente Vargas junto às edificações no sentido Candelária, nos trechos entre a avenida Passos e a rua Uruguaiana e da Uruguaiana e avenida Rio Branco.

Estacionamento

O estacionamento de veículos não será permitido da meia-noite de sexta-feira até as 19h de domingo no polígono formado pela rua Santa Luzia, praça Mahatma Gandhi, rua México, avenidas Almirante Barroso e República do Chile e ao longo da Avenida Beira-Mar. Qualquer veículo estacionado nessa área será removido para os depósitos públicos municipais.

O acesso do público ao evento na Cinelândia será pela rua Santa Luzia, perto da esquina com a avenida Rio Branco. Para chegar ao local, a Prefeitura recomenda que o público utilize os meios de transporte coletivos em função do fechamento das ruas e da proibição de estacionamento.

Transportes

No dia 20, o metrô funcionará em esquema especial. A estação da Cinelândia ficará fechada durante toda a manhã até as 16h30. Quem sair do zona sul deve desembarcar na estação da Glória e seguir para o evento a pé.

Quem vem da zona norte, deve saltar na estação Carioca. Entre as 12h30 e 15h30 não haverá circulação de trens entre as estações Carioca e Glória. Nesse período, os trens circularão na linha 2 de Pavuna a Estácio, e na linha 1 da Saens Peña a Carioca e da Glória a General Osório. O metrô na superfície funcionará normalmente.

A Rio Ônibus também preparou um esquema especial, reforçando a frequência das linhas de ônibus que circulam pelo Centro da cidade a fim de atender ao público que assistirá ao discurso de Obama na Cinelândia.

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) também montou uma operação especial para o discurso de Obama na Cinelândia. Serão instalados 50 contêineres plásticos junto aos banheiros químicos aos acessos do metrô e aos pontos de concentração de público.

No serviço noturno serão mobilizados 12 garis, um coletor compactador, uma varredeira mecânica e uma pipa d’água. Durante a manhã do domingo, seis garis farão a manutenção prévia do local e, após o comício, um efetivo de 15 garis fará limpeza geral de toda a área.

Estrutura

A Prefeitura do Rio disponibilizou à comitiva do presidente Obama toda a estrutura física e tecnológica do Centro de Operações Rio, que monitora a cidade com cerca de 500 câmeras.

Além das imagens, foram entregues aos agentes americanos todos as dados cartográficos da região (com informações do transporte público, trânsito e iluminação) e as informações meteorológicas, incluindo as geradas pelo radar do Sumaré.

    Leia tudo sobre: obama no brasilriocinelândiaeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG