Rio sedia até sábado fórum da ONU

Encontro irá reunir diversas autoridades, como Lula, Zapatero e Ban Ki-moon

iG Rio de Janeiro |

O Rio de Janeiro sedia a partir desta quinta-feira o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até sábado, o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-RJ) irá receber diversos chefes de Estado, como o presidente da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero; a presidente da Argentina, Cristina Kirchner; o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdo¿an; e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Nesta quinta-feira, será realizada uma pré-conferência, destinada a representantes da sociedade civil. Eles se reunirão para debater diferentes visões sobre os temas que vão ser abordados durante o fórum no Rio.

No mesmo dia, irá ocorrer o Fórum da Juventude, que reunirá cerca de 150 jovens de todo o mundo. Os resultados do encontro vão ser apresentados na sessão de encerramento do fórum no Rio e serão incorporados como propostas para as futuras ações da Aliança de Civilizações.

Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o discurso de abertura do evento. De acordo com a organização, os encontros do fórum serão organizados em diversas sessões de trabalho, oficinas e debates, nos quais os participantes se reunirão para criarem novas iniciativas, destinadas a fazer face à intolerância e à incompreensão entre as culturas.

Os participantes do fórum terão a oportunidade de abordar questões como o desafio de promover a integração em sociedades multiculturais, as influências da globalização no sentimento de identidade, o fortalecimento do papel das mulheres na sociedade por meio da educação, o papel de líderes religiosos na promoção da paz e o impacto dos meios de comunicação sobre a percepção de outras culturas.

A Aliança de Civilizações é uma iniciativa, no âmbito das Nações Unidas, que busca mobilizar a opinião pública em todo o mundo para superar preconceitos. O primeiro fórum foi realizado em Madri, em janeiro de 2008. O segundo fórum mundial teve lugar em Istambul, em abril de 2009.

    Leia tudo sobre: ONULULAZAPATEROBAN KI-MOON

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG