Rio lança candidatura a Patrimônio da Unesco

Rio de Janeiro, 4 mai (EFE).- A cidade do Rio de Janeiro fez hoje o lançamento oficial da campanha para ser declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e as belezas naturais serão os trunfos dos cariocas para ter sucesso no projeto.

EFE |

Os coordenadores da campanha destacaram alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como Floresta da Tijuca, Jardim Botânico, Aterro do Flamengo, além das praias.

O projeto também realça as manifestações culturais no Rio, além de sua contribuição no panorama cultural através do samba, bossa nova e Carnaval.

O evento desta segunda contou com a presença do governador do Rio, Sergio Cabral, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, além do ministro da Cultura, Juca Ferreira. As autoridades assinaram hoje o Acordo de Cooperação, um dos primeiros passos para oficializar a campanha.

Em seu discurso, Ferreira destacou alguns valores do Rio, como o "futebol arte".

Já o presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, disse que a cidade é única.

"Ainda não existe uma cidade que tenha sido reconhecida como Paisagem Cultural porque não existe nenhuma cidade como o Rio de Janeiro", declarou.

O dossiê da candidatura será elaborado até setembro. Em seguida, o documento será enviado para a Unesco, que manifestará sua posição em meados de 2011.

Há oito anos, foi enviado o primeiro relatório à Unesco. Naquela oportunidade, a proposta era tornar o Rio Patrimônio da Humanidade na categoria de Patrimônio Misto, Natural e Cultural.

A proposta foi rejeitada pelo organismo que, no entanto, reconheceu os méritos da cidade e aconselhou os cariocas a se lançarem na categoria Paisagem Cultural. EFE edv/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG