Santorum vence prévia republicana em três Estados dos EUA

Pré-candidato lidera votações no Missouri, Colorado e Minnesota, mostrando dificuldade de Romney de conquistar eleitor conservador

iG São Paulo |

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Rick Santorum venceu nesta terça-feira as eleições primárias do partido em três Estados - Minnesota, Missouri e Colorado -, indicando a dificuldade do rival Mitt Romney, considerado favorito na disputa, em conectar com eleitores conservadores.

A derrota em Minnesota era prevista pelos assessores de Romney. No entanto, acreditava-se que ele venceria facilmente no Colorado, já que há quatro anos, nas prévias realizadas para as eleições presidenciais anteriores, Romney havia obtido 60% dos votos no Estado.

Saiba mais: Veja o especial sobre eleições nos EUA

Reuters
Rick Santorum comemora vitória ao lado de sua mulher, Karen Charles

Em seu discurso após o anúncio dos resultados, Santorum disse que seu triunfo é uma homenagem a "todos que estão construindo o movimento conservador neste país". Ele acrescentou que não se vê como um contraponto a Romney, mas sim como uma alternativa ao presidente Barack Obama.

Santorum conseguiu ampla vantagem em Minnessota. Com 95% das urnas apuradas, ele tinha 44,8% dos votos, seguido por Ron Paul (27,2%), Romney (16,9%) e Gingrich (10,7%).

Infográfico: Saiba quem são os principais pré-candidatos republicanos

No Colorado, onde a apuração foi finalizada, Santorum obteve 40,2% dos votos contra 34,9% de Romney, 12,8% de Gingrich e 11,8% de Paul. No Missouri, onde todos os votos já foram contados, Santorum teve 55,2% contra 25,3% de Romney e 12,2% de Paul.

Newt Gingrich, que havia vencido as primárias na Carolina do Sul, praticamente não fez campanha nos três Estados.

Santorum fez campanha intensa nos três Estados, voltando suas atenções para eleitores evangélicos e do Tea Party, movimento conservador que prega a redução do papel do governo na economia.

Romney ainda tentou, em um esforço de última hora, fazer um apelo ao eleitor mais conservador de Minnesota e do Colorado ao manifestar suas posições contra o aborto e casamentos gays.

A tripla vitória de Santorum deve injetar entusiasmo e recursos na sua campanha. O pré-candidato já havia vencido o caucus de Iowa , por uma pequena margem. Gingrich, que estava em Ohio na terça-feira, disse à CNN que "será muito difícil para a grande imprensa retratar o governador Romney como o vencedor inevitável” depois da tripla vitória de Santorum.

O assessor de Romney, Rich Beeson, deu pouca importância à derrota do republicano. "Mitt Romney não vai vencer todas as disputas. John McCain (que venceu as primárias republicanas da eleição passada) perdeu em 19 Estados em 2008, e nós esperamos que nossos rivais conquistem algumas poucas vitórias também."

Até agora, Romney conquistou vitórias importantes em New Hampshire , Flórida e Nevada . Gingrich venceu a votação na Carolina do Sul .

Com BBC

    Leia tudo sobre: eleição nos euacaucus minnesotarepublicanosromneysantorumeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG