Rick Perry continuará na disputa pela presidência dos EUA

Apesar do mau desempenho no caucus de Iowa, republicano diz em seu Twitter: 'Aí vamos nós, Carolina do Sul'

iG São Paulo |

O governador do Texas, Rick Perry , indicou nesta quarta-feira que continuará com sua campanha à presidência dos Estados Unidos, apesar do mau resultado no caucus de Iowa , no qual ficou em quinto lugar. "E a próxima parada na maratona: o estado de Palmetto... Aí vamos nós, Carolina do Sul!", escreveu Perry em sua conta oficial no Twitter.

Caucus de Iowa:
- Romney vence prévia republicana
- Michele Bachmann deixa disputa
- Ex-senador Rick Santorum surpreende

AP
Perry discursa para partidários em Des Moines, Iowa, na noite do caucus no Estado (03/02)

O resultado de Perry no caucus de Iowa, cerca de 10,3% dos votos, levou o governador do Texas a repensar seu papel na campanha. Perry aparecia bem nas pesquisas de agosto, mas foi perdendo força aos poucos.

"Com a decisão dos eleitores essa noite, decidi retornar ao Texas, avaliar os resultados do caucus, e determinar se existe um caminho mais adiante para mim nessa corrida", afirmou na noite de terça-feira, diante de seus seguidores em Iowa.

No entanto, bastaram algumas horas para o político de 61 anos decidir seguir adiante com seus planos de campanha e com sua viagem prevista para esta quarta-feira a Greenville, na Carolina do Sul, Estado que realizarará suas primárias em 21 de janeiro.

A campanha de Perry anunciou no sábado que o candidato não participará das próximas primárias, as de New Hampshire, que acontecerão em 10 de janeiro, e concentrará seus esforços de campanha no Estado sulista.

O governador do Texas investiu grandes recursos em Iowa, com mais de 500 voluntários e US$ 4 milhões em publicidade, o que não impediu que a maioria de votos fosse para o ex-governador de Masachusetts Mitt Romney .

Caucus de Iowa

Marcando o início da corrida presidencial, o Estado do meio-oeste realizou o caucus na terça-feira, dando uma vitória apertada ao pré-candidato republicano Mitt Romney nessa prévia.

A disputa só foi decidida nos últimos minutos de apuração, deixando Romney com uma diferença de apenas oito votos sobre o segundo candidato, Rick Santorum . Eles ficaram tecnicamente empatados, com quase 25% de votos cada.

O resultado oficial foi divulgado somente na madrugada desta quarta-feira: Romney conquistou 30.015 votos (24,5%), e Santorum, 30.007 (24,4%). O congressista Ron Paul, que também começou a apuração empatado com Romney e Santorum, acabou em terceiro lugar, com 21% dos votos. Em quarto ficou o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, com 13,3%.

Michele Bachmann

Após ter ficado em último lugar em Iowa, a representante de Minessotta Michele Bachmann encerrou nesta quarta-feira sua campanha para ser a candidata do Partido Republicano.

"Os eleitores falaram de forma clara e decidi ficar do lado de fora", afirmou Michele, em entrevista coletiva em Des Moines, Iowa, ao lado da família. "Mas vou continuar lutando para derrotar a agenda socialista do presidente Barack Obama", acrescentou.

Mais cedo, a congressista tinha cancelado uma viagem para a Carolina do Sul, dando início às especulações sobre uma possível desistência da corrida presidencial.

Com EFE

    Leia tudo sobre: perryeleição nos euacaucus iowaeuacaucusromneybachmann

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG