ambiente bom para melhorar relações de EUA e Cuba - Mundo - iG" /

Richardson destaca ambiente bom para melhorar relações de EUA e Cuba

Havana, 28 ago (EFE).- O governador do Novo México (Estados Unidos), Bill Richardson, disse hoje que há um ambiente muito bom para melhorar as relações do país com Cuba, mas advertiu que levará bastante tempo, após meio século de confrontos, e pediu ao Governo de Havana flexibilidade.

EFE |

"Há um ambiente muito bom, o melhor que vi em muitos anos para regular as relações", e agora é preciso dar "passos concretos pelos dois lados", disse o político em entrevista coletiva ao terminar uma visita de cinco dias a Havana.

Richardson anunciou que fará recomendações nesse sentido ao líder americano, Barack Obama, mas esclareceu que chegou à ilha "como governador do Novo México, e não representando a Administração do presidente".

Ele esclareceu que foi "principalmente uma missão de comércio" que obteve avanços para a "troca em trigo, maçã, outros cereais e carne de gado", e que não se reuniu com o presidente cubano, Raúl Castro, nem com seu antecessor e irmão mais velho, Fidel, mas sim recebeu deste uma "mensagem pessoal".

Sobre a normalização das relações, insistiu em que "vai tomar tempo", porque "é uma coisa complicada" e há "muitos temas a discutir".

"Mas temos que fazê-lo (...). Os dois temos que tomar passos para implementar os passos necessários para resolver a situação", disse.

Do lado cubano, Richardson vê uma "falta de flexibilidade" e também de "ações recíprocas, especialmente na área humanitária", perante os gestos de distensão de Obama nos últimos meses.

O governador pediu que sejam executados "os passos muito positivos que Obama tomou sobre as viagens para parentes e também sobre as remessas" que os cubano-americanos enviam a seus parentes na ilha.

Ao Governo de Havana pediu que permita aos cubanos viajar aos Estados Unidos com menos restrições, facilitar as viagens de diplomatas dos dois países e dialogar com os cubano-americanos. EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG