Richardson agradece voto latino para Obama e fala da América Latina

O recém-nomeado secretário de Comércio americano, Bill Richardson, agradeceu nesta quarta-feira em espanhol aos eleitores da comunidade latina dos Estados Unidos que votaram em Barack Obama, lembrando os laços de seu país com a América Latina.

AFP |

"À nossa comunidade latina, obrigado por seu apoio e sua confiança, por seus votos para nosso candidato e, agora, presidente eleito. Como ele mesmo disse: 'Sim, nós podemos', e nosso voto foi nossa voz. Essa eleição demonstrou nossa força e nossa unidade", declarou Richardson na entrevista coletiva após sua nomeação.

"Temos que continuar lutando por nossos direitos, ao mesmo tempo em que perseguimos o sonho americano", acrescentou.

Cerca de 10 milhões de eleitores de origem hispânica foram às urnas no dia 4 de novembro, um recorde histórico. Dois terços deles votaram no candidato democrata à presidência.

"Aos milhões de habitantes da América Latina e do Caribe: precisamos fortalecer nossos laços e lembrar a importância de um hemisfério unido", afirmou.

Richardson, de 61 anos, substituirá outro hispânico, Carlos Gutiérrez, atual ocupante da pasta.

Filho de uma mexicana e de um americano, veterano do Partido Democrata e figura popular na comunidade hispânico dos Estados Unidos, Richardson foi secretário de Energia e embaixador na ONU durante o governo de Bill Clinton (1993-2000).

A comunidade hispânica é a maior minoria dos Estados Unidos, com 45 milhões de pessoas.

jz/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG