Rice visitará Tunísia para conversar sobre terrorismo e direitos humanos

Túnis, 3 set (EFE).- A cooperação militar, o terrorismo e os direitos humanos estão na agenda de trabalho da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, na breve visita que realizará à Tunísia esta semana, informaram hoje fontes políticas locais.

EFE |

Por razões de segurança não foi divulgada a data da visita, que faz parte de uma viagem que envolve Portugal, Líbia, Argélia e Marrocos entre os dias 4 e 7 do mês atual.

Os Estados Unidos concedem à Tunísia uma importante ajuda militar que compreende a cessão de material e um número indeterminado de bolsas de estudos para academias militares para tunisianos.

Na luta contra o terrorismo, embora a Tunísia seja um país menos afetado que a vizinha Argélia ou o Marrocos, os EUA mostraram em várias oportunidades sua preocupação pela emergência do salafismo radical, afirmou hoje à Agência Efe um porta-voz da missão diplomática americana.

Com relação ao tema dos direitos humanos, o Departamento de Estado em seu relatório anual continua criticando a Tunísia pela situação dos mesmos e denunciando casos particulares de detidos que, segundo Washington, são objeto de maus tratos.

A Tunísia é reprovada, no mesmo relatório, pela censura que existe na internet e pelo fato de a imprensa tunisiana se caracterizar por sua falta de liberdade, uma acusação sustentada também por várias ONGs. EFE mo/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG