Rice viaja ao O.Médio para tratar de impulsionar processo de paz

Washington, 1 mai (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, embarca hoje rumo ao Oriente Médio para tratar de impulsionar o estagnado processo de paz entre israelenses e palestinos, antes da viagem dentro de duas semanas do presidente George W.

EFE |

Bush à região.

Desde que as partes envolvidas no processo de paz se comprometeram, na cúpula de Annapolis, realizada em novembro passado, a chegar a um acordo de paz antes do final do mandato de Bush, em janeiro de 2009, não foram registrados grandes progressos.

A primeira etapa da visita de Rice será Londres, onde amanhã a secretária de Estado participará de uma reunião de países doadores para o território palestino e discursará em um encontro do Quarteto de Madri, grupo mediador no processo de paz e formado por EUA, Rússia, União Européia e ONU.

Durante sua estadia em Londres, Rice analisará formas de impulsionar a economia palestina e tentará convencer os doadores de que devem cumprir compromissos já assumidos.

Além disso, abordará assuntos como o programa nuclear iraniano e a independência do Kosovo em reuniões com representantes da Alemanha e dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido).

No fim de semana, Rice estará em Israel e na Cisjordânia para participar de reuniões com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e vários de seus principais assessores. Os encontros ocorrerão com portas fechadas.

Em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira, Bush assegurou que mantém esperanças de chegar a um acordo entre israelenses e palestinos antes de janeiro de 2009, embora tenha admitido que a tarefa não será fácil.

O presidente americano deve viajar a Israel, Arábia Saudita e Egito entre os próximos dias 13 e 18. EFE mv/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG