Rice ressalta apoio dos EUA à entrada da Geórgia na Otan

Tbilisi, 10 jul (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou hoje que os Estados Unidos apóiam as aspirações da Geórgia de fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e agradeceu a Tbilisi por sua contribuição à segurança global.

EFE |

"Os Estados Unidos apóiam firmemente as aspirações da Geórgia de entrar para a Otan, assim como a decisão de apresentar sua adesão ao Plano de Ação, que não significa a entrada na Otan, mas representa um caminho no qual este e outros Estados podem se desenvolver de forma ainda mais democrática", assinalou.

"Durante a cúpula da Otan, em Bucareste, se declarou que o futuro da Geórgia está na Otan", ressaltou Rice, durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili.

A chefe da diplomacia americana expressou ainda sua gratidão à Geórgia "por sua contribuição para a segurança global".

"A Geórgia dá sua contribuição para a segurança no Iraque, onde seus soldados deram uma boa demonstração de seu profissionalismo no controle das fronteiras com o território iraniano", declarou.

"Os militares georgianos se comportaram como verdadeiros heróis (...) e os soldados americanos estão orgulhosos de servir a seu lado", afirmou.

Rice ressaltou que a "Geórgia é um parceiro importante no momento de garantir a segurança global, o que é muito valorizado pelos Estados Unidos". EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG