Rice realizará histórica visita à Líbia na próxima semana

Argel, 31 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, viajará à Argélia e à Líbia na próxima semana, o que representará, para este último país, um fato histórico, já que será a primeira visita de um alto cargo americano desde 1953 e desde a instauração do regime do líder líbio Muammar Kadafi.

EFE |

Fontes diplomáticas argelinas informaram hoje que Rice chegará a Argel no próximo sábado, dentro de uma viagem que a levará também à Tunísia e à Líbia.

A última visita de um secretário de Estado americano à Líbia data de mais de 50 anos, quando o então titular desse cargo, John Dulles, se reuniu com o rei líbio Idris, em 1953.

Desde a deposição de Idris por Kadafi em 1º de setembro de 1969, as relações entre Líbia e Estados Unidos não deixaram de piorar e acabaram se rompendo totalmente em 1981, quando Washington acusou Trípoli de apoiar o terrorismo.

Só depois de Kadafi anunciar, em 2004, a renúncia de seu regime a adquirir armas de destruição em massa os dois países voltaram a se aproximar timidamente, e estabeleceram relações diplomáticas, mas ainda não trocaram embaixadores.

A assinatura, em 14 de agosto, de um acordo sobre indenizações às vítimas respectivas dos ataques entre os dois países abriu o caminho para a completa normalização das relações.

A visita a Argel será também a primeira que Rice realiza desde sua nomeação ao cargo, e se centrará na luta antiterrorista, disseram fontes diplomáticas argelinas. EFE sk/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG