Rice pede que Israel melhore condições de vida e econômicas de palestinos

Jerusalém, 16 jun (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pediu hoje a Israel que adote medidas para melhorar as condições de vida dos palestinos na Cisjordânia e contribuir desta forma para o desenvolvimento econômico da área governada pela Autoridade Nacional Palestina (ANP).

EFE |

Em reunião realizada esta manhã com o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, e com o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, a secretária de Estado analisou a situação da Cisjordânia e os possíveis caminhos para incentivar seu desenvolvimento, informa a imprensa local.

"Israel continuará apoiando e impulsionando projetos econômicos em Judéia e Samaria (Cisjordânia)", garantiu Barak, segundo a edição eletrônica do jornal "Yedioth Ahronoth".

Também falaram, indica o jornal "Maariv", sobre a situação nos territórios ocupados do ponto de vista da segurança, após o posicionamento de centenas de soldados da ANP nos últimos meses em Nablus e Jenin e em dezenas de aldeias ao redor.

As reuniões trilaterais se transformaram em rotina em cada visita de Rice à região, já que Barak e Fayyad estão a cargo da aplicação do Mapa de Caminho - o plano de medidas de confiança elaborado em 2003 pelo Quarteto de Madri (formado pelas Nações Unidas, EUA, UE e Ríssia) que aprova o processo político entre as duas partes.

O encontro aconteceu no hotel de Jerusalém em que estava hospedada a secretária de Estado, que logo depois partiu para o Líbano para uma visita não anunciada previamente. EFE elb/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG