Rice pede a Israel apoio à trégua proposta pelo Egito para encerrar conflito

NAÇÕES UNIDAS - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, expressou hoje o apoio do país à trégua proposta pelo Egito para colocar fim à ofensiva israelense em Gaza, e pediu a Israel apoio ao cessar-fogo.

EFE |


"Apoiamos esta iniciativa e mantenho um contato estreito com colegas árabes, assim como com os israelenses, sobre a importância de promovê-la", disse Rice à imprensa antes de fazer uma declaração ao lado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A chefe da diplomacia americana assegurou crer "na necessidade de um cessar-fogo, mas em um que evite voltar à situação anterior", ao início da ofensiva israelense de 27 de dezembro.

Ela afirmou estar "profundamente preocupada" com a situação humanitária da população civil palestina após 12 dias de ataques israelenses, que deixaram mais de 700 mortos e 3 mil feridos.

Rice disse que expressou ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e à ministra de Exteriores, Tzipi Livni, a necessidade de repetir o corredor humanitário aberto hoje em Gaza durante três horas.

CONSELHO DA ONU

O Conselho de Segurança da ONU suspendeu nesta  quarta à noite (hora de Brasília) a reunião que realizava sobre o conflito na Faixa de Gaza, mas afirmou que mantém abertas as negociações para tentar alcançar um acordo que leve à declaração de um cessar-fogo.

Os 15 membros do Conselho não conseguiram chegar a um consenso após duas horas de reunião sobre uma declaração presidencial de apoio à trégua proposta pelo Egito e um projeto de resolução patrocinado pela Líbia em nome da Liga Árabe.

"Hoje, não há um apoio unânime a nenhum dos dois textos e, para continuar unidos, decidimos seguir as conversas e as negociações", disse o presidente de turno do organismo, o embaixador francês Jean Maurice Ripert, na saída da reunião. 

Reuters
Palestina procura objetos nos destroços de sua casa


12º dia de bombardeios


Leia também

Opinião

Vídeos


Leia mais sobre: Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: cessar-fogocondoleezza riceeuafaixa de gazagazaisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG