Rice multiplica consultas para cessar-fogo na Faixa de Gaza

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, conversou por telefone com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e vários líderes mundiais para tentar restabelecer um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, informou o departamento de Estado nesta segunda-feira.

AFP |

"Os Estados Unidos estão trabalhando em um cessar-fogo que será plenamente respeitado, duradouro e viável", declarou um porta-voz do departamento de Estado, Gordon Duguid, nesta segunda-feira, no terceiro dia consecutivo de ataques aéreos israelenses contra alvos do movimento radical islâmico na Faixa de Gaza que deixaram, até agora, mais de 345 mortos, entre os quais 57 civis.

Para restabelecer o cessar-fogo, Rice conversou com Ban Ki-moon, com os primeiros-ministros israelense, Ehud Olmert, e libanês, Fouad Siniora, com o chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, e com seus colegas francês, britânico, canadense, egípcio, saudita, turco e israelense.

A operação israelense é o ápice da escalada da violência registrada desde o fim da trégua entre Israel e o Hamas, no dia 19 de dezembro.

pp/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG