Rice liga para ministro do Exterior chinês para falar sobre o Irã

Washington, 16 abr (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, ligou hoje para seu colega chinês, Yang Jiechi, com o qual falou sobre o programa nuclear iraniano, a relação com Taiwan e as tensões com o Tibete.

EFE |

A ligação de Rice aconteceu no mesmo dia em que os cinco países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha (o grupo conhecido como 5+1) e um representante do Conselho Europeu mantiveram uma reunião em Xangai com a intenção de relançar o diálogo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

A titular do Departamento de Estado destacou em sua ligação o esforço do grupo 5+1, composto por China, Rússia, EUA, França e Reino Unido, junto com a Alemanha, para trabalhar em "duas vias, a dos incentivos e a dos desincentivos", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.

O subsecretário interino para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Daniel Freid, esteve em Xangai para participar da reunião.

McCormack não pôde dar mais detalhes do conteúdo da conversa telefônica entre Rice e Yang, mas ressaltou que a secretária de Estado reiterou a seu colega a posição dos EUA sobre o conflito entre China e o Tibete, que é a de iniciar um diálogo com o dalai lama. EFE cai/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG