legítima candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança - Mundo - iG" /

Rice julga legítima candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, considerou nesta segunda-feira que é legítimo examinar a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, dentro de uma ampliação do principal órgão decisório das Nações Unidas.

AFP |

"Os Estados Unidos nunca tinham tido relações estreitas com o Brasil e nunca tinham reconhecido a emergência do Brasil enquanto democracia multicultural, pronta para ocupar um lugar de destaque no cenário mundial", disse a secretária, que deixar o cargo em 20 de janeiro.

Ela acrescentou, porém, que os laços "se reforçaram entre esta administração (Bush) e um presidente de esquerda (Luiz Inácio Lula da Silva)".

Considerando a importância do Brasil, "eu acredito que teremos um bom argumento para que (esse país) se torne um membro do Conselho de Segurança (...) no âmbito de uma reforma global" desse órgão da ONU, debatida há anos.

O Conselho de Segurança tem 15 membros, cinco deles permanentes e com direito de veto: China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia.

Vários países pedem sua ampliação e a admissão de Estados de economia forte e generosos doadores, como Japão e Alemanha, assim como a de nações emergentes.

Em setembro deste ano, a Assembléia-Geral solicitou a abertura de negociações intergovernamentais antes de 28 de fevereiro para tratar do tema.

Leia mais sobre: Conselho de Segurança da ONU

    Leia tudo sobre: conselho de segurançarice

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG