Rice insiste na diplomacia para tratar do programa nuclear iraniano

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, insistiu neste domingo, em Israel, em que os Estados Unidos priorizam a opção diplomática no caso do programa nuclear iraniano.

AFP |

"Apesar de não descartar qualquer opção sobre a mesa, a política americana acredita poder resolver isso diplomaticamente", disse Rice aos jornalistas, ao ser questionada sobre as duras advertências de algumas autoridades israelenses ao Irã.

"Concentramos todas as nossas energias nesse assunto, e insisto, todas as nossas energias, porque acabamos de propor aos iranianos, por mediação de Javier Solana, novas propostas", afirmou a chefe da diplomacia americana.

"Já veremos qual será sua verdadeira reação, e não a expressada anteriormente, antes mesmo de terem lido essas propostas", completou.

O chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, entregou ao Irã, no sábado, uma oferta "vasta e generosa" de cooperação das grandes potências para que a República Islâmica suspenda seu enriquecimento de urânio.

Teerã voltou a rejeitar, contudo, a paralisação do programa de enriquecimento de urânio, principal condição da oferta apresentada por Solana em nome do grupo dos Seis (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha).

Recentemente, o vice-primeiro-ministro israelense, Shaul Mofaz, mencionou a possibilidade de um ataque às instalações nucleares iranianas.

No início de junho em Washington, o premier israelense, Ehud Olmert, declarou que é preciso frear as ambições nucleares do Irã "por todos os meios".

sl/cl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG