Rice inicia dia 30 sua última viagem à Europa

Washington, 24 nov (EFE) - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, viajará de 30 de novembro a 5 de dezembro a Londres, Bruxelas, Roma, Helsinque e Copenhague, no que será provavelmente sua última viagem à Europa, informou hoje o Governo americano.

EFE |

Em Londres, Rice se reunirá com o chanceler britânico, David Miliband, e em Bruxelas participará da reunião anual dos ministros de Assuntos Exteriores dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), explicou seu porta-voz, Sean McCormack.

Depois, o responsável da diplomacia americana irá a Roma, onde se reunirá com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o ministro de Exteriores, Franco Frattini.

Em Helsinque, participará em 4 de dezembro da reunião ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), ocasião que aproveitará para se reunir à margem com autoridades finlandesas, segundo sua agenda.

A última parada na viagem européia será em Copenhague, onde manterá um encontro bilateral com o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, e o ministro de Exteriores, Per Stig Moller.

O mais provável é que esta viagem sirva a Rice para se despedir de seus colegas europeus antes de deixar o cargo, em 20 de janeiro, e voltar à Universidade de Stanford, escrever "um ou dois livros", como ela mesma explicou no domingo durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG