Rice examina com negociadores o desarmamento nuclear norte-coreano

Cingapura, 23 jul (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e representantes das duas Coréias, China, Rússia e Japão examinaram hoje o processo para o desarmamento nuclear norte-coreano, na primeira reunião conjunta informal desde o início das negociações multilaterais sobre o tema, há cinco anos.

EFE |

"Esta é realmente a primeira reunião informal das conversas de seis lados", disse o ministro de Assuntos Exteriores chinês, Yang Jiechi, ao início do encontro realizado em Cingapura.

Em seu discurso, Yang disse que as seis partes superaram várias dificuldades para chegar à "terceira fase" e afirmou que agora é preciso avançar para a realização, nos próximos meses, de uma reunião ministerial formal.

Os ministros mantiveram a reunião na véspera da realização do Fórum Regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), no qual serão discutidos assuntos de segurança.

"Isso mostra que as seis partes têm a vontade política de que o processo de negociações avance", acrescentou Yang.

Os chefes de negociação destes seis países se reuniram em Pequim de 10 a 12 de julho, e finalizaram a criação de um mecanismo de verificação do arsenal da Coréia do Norte.

Segundo uma proposta dos EUA, uma equipe de especialistas deverá visitar as instalações nucleares norte-coreanas, analisar os documentos e manter reuniões com os engenheiros nucleares do regime de Pyongyang, a fim de verificar a declaração. EFE mfr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG