Rice enfatiza a necessidade de avançar com o desarmamento da Coréia do Norte

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, enfatizou a urgência de avançar nas negociações sobre a desnuclearização norte-coreana nesta quarta-feira, na Cidade de Cingapura, depois de uma reunião informal, mas inédita, entre os seis países envolvidos.

AFP |

"Foi uma boa reunião. A atmosfera foi muito boa porque achamos que conseguimos progressos, mas também porque sentimos a urgência de avançar, sentimos que não podemos nos permitir uma interrupção de vários meses", afirmou a chanceler americana, acrescentando que as conversações foram interativas.

Os chefes da diplomacia dos seis países envolvidos nas negociações sobre a desnuclearização da Coréia do Norte (Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Coréia do Sul e Coréia do Norte) se reuniram à margem de um encontro ministerial da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e do Foro sobre Segurança na Ásia.

A reunião, apesar de informal, é inédita, já que até agora Rice jamais havia conversado com o ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Pak Ui-Chun. Antes desse encontro, a secretária de Estado se reuniu em separado com seus outros quatro colegas.

Os Seis acertaram em fevereiro de 2007 a desnuclearização da Coréia do Norte no final desse mesmo ano em troca de ajuda energética e diplomática. No entanto, o processo se viu bloqueado porque Pyongyang não apresentava uma lista completa de suas instalações nucleares.

Em junho passado, a Coréia do Norte entregou à China, com meses de atraso, uma declaração na qual detalhava seus programas nucleares, um gesto que foi saudado pela comunidade internacional e Estados Unidos. Mas as autoridades americanas advertiram que a declaração deve ser ainda submetida a uma verificação minuciosa.

lc-sai/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG