Rice e primeiro-ministro marroquino falam sobre Saara Ocidental

Rabat, 7 set (EFE).- O primeiro-ministro do Marrocos, Abbas el-Fassi, se reuniu no sábado à noite com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, em uma conversa que se centrou no conflito do Saara Ocidental, informou hoje a agência oficial MAP.

EFE |

Rice chegou ontem à noite a Rabat, na última etapa de sua viagem pelo Magrebe, procedente de Argel.

O encontro com Fassi aconteceu após um jantar de trabalho com a presença do primeiro-ministro marroquino e de outras autoridades do país.

A agência oficial marroquina informou que, na conversa entre o primeiro-ministro e a secretária de Estado americana, foram abordados também as reformas iniciadas no Marrocos nos âmbitos político e dos direitos humanos.

Na quinta-feira passada, o ministro de Comunicação e porta-voz do Governo marroquino, Khalid Naciri, disse que o Governo do Marrocos conta com a "clarividência" da política externa dos Estados Unidos no tratamento do conflito do Saara.

No ano passado, os Estados Unidos, além da França, Reino Unido e Rússia, promoveram uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas incentivando o Marrocos e a Frente Polisária a mostrar "vontade política" de resolver a questão.

No entanto, naquele texto, que contava com a iniciativa americana, foram destacados os "esforços sérios e críveis" do Marrocos no processo para encontrar uma solução ao futuro do Saara Ocidental.

O apoio americano neste conflito não impediu, no entanto, que há alguns meses Washington fizesse uma chamada a Rabat, por meio do embaixador americano em Rabat, Thomas Riley, que pediu "mais atenção" das autoridades marroquinas na aplicação da lei contra as violações dos direitos humanos em seu território e no Saara Ocidental. EFE hm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG