Rice e chanceler egípcio se reúnem antes da cúpula do Quarteto de Madri

Cairo, 8 nov (EFE) - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, analisaram hoje no Egito os esforços necessários para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio um dia antes da cúpula do Quarteto de Madri com vários líderes regionais.

EFE |

A reunião foi realizada na localidade turística de Sharm el-Sheikh, no litoral egípcio do Mar Vermelho, onde Rice chegou hoje para participar dos encontros de amanhã.

Essas reuniões se darão entre o Quarteto de Madri, formado por Rússia, Estados Unidos, ONU e União Européia (UE), os países do Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes, Omã, Catar e Barein), assim como Egito, Iraque e Jordânia.

Segundo vários meios de comunicação egípcios, Gheit conversará separadamente com vários ministros árabes, e mais tarde todos se reunirão em um jantar de trabalho, antes da cúpula de amanhã.

O porta-voz do Ministério de Exteriores egípcio, Hossam Zaki, disse à imprensa que as reuniões de amanhã serão "uma ocasião importante para trocar pontos de vista entre os membros do Quarteto e de vários ministros árabes sobre como impulsionar um apoio regional e internacional às negociações de paz".

Nesse contexto, o responsável egípcio afirmou que o objetivo fundamental do Egito é ajustar o andamento das negociações entre palestinos e israelenses para que a comunidade internacional prossiga com seu apoio ao processo de paz.

Por sua vez, o alto representante de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, que também participará das reuniões, afirmou esta semana que o encontro de amanhã oferecerá uma oportunidade para avaliar a situação e sobre como o processo de paz pode avançar.

Na reunião também estarão presentes o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a ministra de Relações Exteriores israelense, Tzipi Livni e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.EFE aj/ab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG