mostra que a ameaça não é imaginária - Mundo - iG" /

Rice diz que míssil do Irã mostra que a ameaça não é imaginária

Sófia - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, advertiu hoje, em Sófia, que o teste de um novo míssil pelo Irã mostra que a ameaça do regime de Teerã não é imaginária.

EFE |

A chefe da diplomacia dos Estados Unidos fez essa declaração em entrevista coletiva, após se reunir com o ministro das Relações Exteriores búlgaro, Ivaylo Kalfin, com quem discutiu a situação atual nos Bálcãs, especialmente a do Kosovo, assim como diversos projetos no setor da energia.

Rice disse que, na reunião, não havia sido abordado o assunto do polêmico sistema Nacional de Defesa contra Mísseis que os EUA querem construir no Leste Europeu, e para o qual foi assinado um acordo ontem, em Praga, para que Washington possa instalar um radar na República Tcheca.

"No entanto, o teste de míssil realizado hoje pelo Irã é uma demonstração de que a ameaça do regime em Teerã não é imaginária", disse a secretária americana.

O Irã anunciou hoje que testou "com sucesso" o novo míssil Shahab-3, de 2.000 quilômetros de alcance, durante as manobras que unidades navais e aéreas do corpo da Guarda Revolucionária fazem no Golfo Pérsico.

Nesta terça-feira, em Praga, Rice disse que o escudo antimísseis "é um pilar não só para a segurança dos EUA e da República Tcheca, mas também da Otan e, em último lugar, de toda a comunidade internacional, porque enfrentamos grandes ameaças. A proliferação de mísseis balísticos não é uma ameaça imaginária".

Sobre a reação russa de rejeição ao acordo entre EUA e República Tcheca para instalar o radar, Rice disse que "a má reação da Rússia era esperada".

"Esperamos que um dia a Rússia se dê conta das ameaças de forma real e que também são dirigidas contra ela", acrescentou.

A secretária de Estado chegou hoje a Sófia, procedente de Praga, para uma visita oficial de seis horas, antes de continuar viagem para Tbilisi.

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG