Rice diz que Geórgia e Rússia caminham para um cessar-fogo

WASHINGTON (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, fez um apelo nesta terça-feira para que Rússia e Geórgia coloquem um fim às suas hostilidades, dizendo que o progresso em direção a um cessar-fogo aparentemente havia sido feito, mas que era importante que as partes envolvidas parassem de lutar. Eles acreditam que progrediram e saudamos isso, e com certeza saudamos a mediação da UE, disse Rice a jornalistas na Casa Branca, após informar o presidente norte-americano, George W. Bush, sobre os esforços da União Européia (UE) liderados pela França para mediar o conflito com a Rússia.

Reuters |

'É muito importante agora que todas as partes cessem fogo', disse Rice. 'Os georgianos aceitaram um cessar-fogo. Os russos precisam parar suas operações militares, como disseram que irão. Mas aquelas operações militares precisam mesmo acabar.'

Rice afirmou que os Estados Unidos apóiam o governo eleito da Geórgia.

'Quero deixar bem claro que os EUA apóiam a integridade territorial da Geórgia, que apoiamos seu governo democraticamente eleito e seu povo', disse Rice.

(Reportagem de David Alexander)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG