Rice descarta por enquanto dar asilo político a Musharraf

A questão de conceder ou não o asilo político ao presidente paquistanês, Pervez Musharraf, se ele for destituído, não está na ordem do dia, declarou neste domingo a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

AFP |

"Esta questão não está na ordem do dia, e só quero focalizar nossa atenção sobre o que temos que fazer com o governo democrático do Paquistão", disse Rice ao canal americano Fox News, respondendo a uma pergunta sobre se Washington pretendia propor o asilo político a Musharraf.

O Paquistão é abalado por uma queda-de-braço política entre o governo, que pede a demissão de Musharraf e lhe deu até este domingo para renunciar, e o chefe do Estado, que não pretende abrir mão do poder.

Indagada sobre se uma eventual destituição de Musharraf era do interesse dos Estados Unidos, Rice respondeu: "É uma questão que deve ser resolvida pelos paquistaneses".

"Apoiamos as eleições democráticas que foram realizadas no Paquistão", lembrou.

A secretária de Estado frisou que Washington já mostrou seu apoio ao novo governo, mencionando a recente reunião entre o presidente George W. Bush e o primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani.

"O presidente Musharraf foi um bom aliado", disse Rice, acrescentando no entanto que Washington não concordou com sua decisão de decretar o estado de emergência, no dia 3 de novembro de 2007.

O presidente paquistanês é um dos principais aliados dos Estados Unidos em sua "guerra contra o terrorismo" islâmico.

ddl/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG