Rice defende colaboração entre EUA e Europa em relação à Rússia

Varsóvia, 25 set (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, defende em artigo publicado hoje pelo diário polonês Gazeta Wyborcza que a Polônia e a Europa devem se posicionar junto com os Estados Unidos contra uma Rússia cada vez mais agressiva.

EFE |

Para Rice, o ataque da Rússia à Geórgia e o suposto caminho errôneo que Moscou decidiu tomar durante essa crise, colocou a comunidade internacional em um "ponto crítico".

"Não podemos permitir que alguns dirigentes russos pressionem as nações livres e mostrem sua força", escreve a secretária de Estado americana, seis semanas depois do conflito que assolou Geórgia.

"Junto com nossos aliados europeus, apoiamos o povo georgiano e lideramos iniciativas para reconstruir este país, ao tempo que deixamos a porta amplamente aberta para uma futura entrada da Geórgia na Otan", ressalta.

"O Kremlin tem de se adaptar aos padrões do século XXI e respeitar a soberania de seus vizinhos", assegura Rice.

"Mas eu não perco a esperança de salvar a outra Rússia, a Rússia civilizada e democrática, embora para isso seja necessária a unidade da Europa e dos Estados Unidos", concluiu. EFE nt/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG