Rice chega a Tbilisi para expressar apoio dos EUA à Geórgia

Tbilisi, 9 jul (EFE).- A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou hoje à Geórgia, com uma agenda na qual a cooperação bilateral e as tensões deste país do Cáucaso com seus duas regiões separatistas e Rússia serão os principais assuntos a tratar.

EFE |

O principal objetivo desta visita é expressar o apoio dos Estados Unidos à integridade territorial da Geórgia, no momento em que há novas tensões com suas duas regiões rebeldes, a Abkházia e a Ossétia do Sul, e com a Rússia, que Tbilisi acusa de incentivar os separatistas.

Ao chegar à Geórgia, Rice, procedente da Bulgária, foi recebida no aeroporto de Tbilisi pela ministra de Exteriores georgiana, Eka Tkeshelashvili, e manterá esta noite uma reunião informal com o presidente do país, Mikhail Saakashvili, informou a televisão.

A parte oficial da visita acontecerá na quinta-feira, quando Rice se reunirá com o pessoal da Embaixada dos Estados Unidos em Tbilisi e, depois, se reunirá com representantes da oposição e de ONGs da Geórgia.

A secretária de Estado manterá contatos com Saakashvili, com quem oferecerá em seguida uma entrevista coletiva, antes de colocar ponto final ao programa desta breve visita de trabalho.

A Geórgia é o principal aliado de Washington no Cáucaso e conta com o firme apoio dos Estados Unidos a seus planos de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), apesar da oposição de Moscou. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG