Rice chega a Londres disposta a não fazer concessões ao Irã

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou nesta quinta-feira à noite a Londres disposta a não ceder terreno em relação aos incentivos que os países ocidentais propõem ao Irã para que renuncie a seu programa nuclear.

AFP |

Rice, que participará nesta sexta, em Londres, de uma reunião ministerial dos seis países envolvidos no diálogo sobre o programa iraniano (EUA, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), destacou, pelo contrário, a necessidade de aplicar "plenamente" as sanções da ONU.

"Reexaminaremos o que oferecemos aos iranianos", disse Rice aos jornalistas a bordo do avião que a levou para a capital britânica.

"Não vi nenhum indício que mostre que os iranianos estejam interessados nessa via", comentou Rice, garantindo que não espera que "essa reunião produza resultados notáveis".

Em 2006, os seis países apresentaram a Teerã uma série de propostas de cooperação civil, energética e diplomática, como o fornecimento de urânio com fins civis, desde que seu governo renuncie às atividades de enriquecimento de urânio. Segundo o Ocidente, estas se destinam à fabricação de uma bomba atômica, o que Irã nega.

Essas propostas nunca foram divulgadas, porém, e os documentos extra-oficiais obtidos pela imprensa mostram uma relação de ofertas bastante vagas.

sl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG