Rice chega a Bagdá para impulsionar acordos sobre segurança com o Iraque

Bagdá, 21 ago (EFE).- A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, chegou hoje a Bagdá em uma visita surpresa na qual tentará impulsionar as negociações para um acordo de segurança entre EUA e Iraque, disseram à Agência Efe fontes oficiais do país árabe.

EFE |

Logo após desembarcar na capital iraquiana, Rice se reuniu com o primeiro-ministro do país árabe, Nouri al-Maliki, e posteriormente fará o mesmo com outros dirigentes locais de alto escalão.

A última visita da chefe da diplomacia americana ao Iraque ocorreu em abril deste ano.

A chegada de Rice coincide com a divulgação de informações que apontam para avanços nas conversas rumo a um pacto que regule a futura presença militar americana em solo iraquiano depois que expirar o atual mandato da ONU.

Hoje mesmo foi anunciado que o Conselho Nacional de Defesa do Iraque, o principal órgão para assuntos de segurança no país árabe, estudará os detalhes da minuta do acordo com os EUA em uma próxima reunião.

Segundo informa em sua edição de hoje o diário árabe internacional "Al-Hayat", Rice deve oferecer novas propostas, que contribuam para desbloquear as negociações em seus pontos mais polêmicos, como a instalação de bases permanentes dos EUA ou a imunidade dos militares americanos diante de leis iraquianas. EFE ah/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG