Rice cancela viagem aos Emirados Árabes por crise financeira

Washington, 14 out (EFE) - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, cancelou a viagem que pretendia fazer esta semana aos Emirados Árabes Unidos por causa da crise financeira, disse hoje o porta-voz Sean McCormack.

EFE |

Rice participaria neste fim de semana, em Abu Dhabi, do 5º Fórum para o Futuro, e também viajaria para Omã, mas decidiu ficar em Washington, onde o Governo americano tenta combater os efeitos da crise, explicou o porta-voz.

"Este é claramente um importante período de tempo na economia global e ela decidiu que seria melhor ficar em Washington, por ser preciso e poder intervir ou ajudar em qualquer dos aspectos internacionais" que a crise acarreta, destacou.

Até o momento, a chefe da diplomacia americana não se envolveu direta e publicamente nos esforços do Governo para conter a crise financeira, salvo em ligações telefônicas a ministros de Exteriores dirigidas a debater outros assuntos, como Coréia do Norte ou Irã.

"Diria que (ela) terá um papel de apoio", afirmou McCormack, quando perguntado sobre que função teria na gestão governamental da crise.

No lugar de Rice viajará para Abu Dhabi o vice-chanceler, John Negroponte, que se reunirá, por ocasião do Fórum para o Futuro, com seus colegas da região e com líderes do Grupo dos Oito (G8, as sete nações mais industrializadas do mundo e a Rússia), segundo nota do Departamento de Estado americano.

A conferência de Abu Dhabi, co-presidida pelo Japão, é uma plataforma para reforçar as relações entre os Governos e a sociedade civil do Oriente Médio e sul da Ásia e norte da África, e serve também para promover reformas democráticas e o respeito aos direitos humanos. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG